Equipe de projeto do Complexo aprovado pelo CNPq faz primeira reunião de trabalho

Uma fecunda troca de ideias marcou a primeira reunião da equipe de pesquisadores do projeto Desafios Curriculares para a Formação Docente: Demandas Insurgentes e Experiências Institucionais Contemporânea. A proposta, apresentada pelo Complexo de Formação de Professores (CFP), foi recentemente aprovada na Chamada Universal do CNPq (Nº 18/2021). Veja aqui.

Realizado remotamente, em 05/04, o encontro congregou docentes de um grupo heterogêneo e representativo de instituições para iniciar o debate sobre as atividades necessárias à execução do projeto, tarefas organizativas e atribuições das equipes estruturadas em torno de seis eixos temáticos.

Registro de um momento da primeira reunião virtual da equipe do projeto
(Foto: Coryntho Baldez).

Os parâmetros para as “cenas de formação”

Um assunto mereceu atenção especial: os critérios para a definição das chamadas “cenas formativas”, previstas no projeto e que constituirão um cenário empírico ampliado para análise de experiências inovadoras no campo da formação docente.

Um dos parâmetros discutidos no encontro foi a necessidade de escolha de cenários de formação que tenham a intenção de articular diferentes sujeitos e espaços, ou seja, universidades, escolas e comunidade.

A ideia é trabalhar com novos arranjos institucionais, que podem ou não estar articulados ao Complexo, e que se contraponham a modelos tradicionais de formação inicial e continuada de professores.

Outros critérios debatidos foram: a natureza da articulação entre escola, universidade e comunidade; a necessidade de inserção em contexto de formação docente; o grau de parceria entre as instituições; a singularidade do arranjo institucional; e o protagonismo docente.

Todos os critérios ainda deverão ser aprovados e pactuados entre os grupos de pesquisa, nas próximas reuniões, e expressos em um documento.

Próximas fases

Após essa etapa, cada grupo deverá estabelecer os cenários de formação, apontando as instituições e os sujeitos neles envolvidos, e definir o campo empírico em que irão trabalhar.

Participaram deste primeiro encontro os seguintes pesquisadores: Carmen Gabriel, coordenadora do CFP/UFRJ; Edgar Miranda, do Colégio Pedro II; Adriana Mohr, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Francine Pinhão, da Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); Isabel Martins, do Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde/UFRJ; Glauco dos Santos Ferreira, do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ); Amanda Lima, da Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); Ana Maria Monteiro, da Faculdade de Educação da UFRJ; Marcus Bomfim, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Rita Vilanova, do Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde/UFRJ; Marcelo Rocha, do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ); Thays Merolla, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio); Giseli Barreto da Cruz; da Faculdade de Educação da UFRJ; Rafaela Albergaria, estudante de pós-graduação da Faculdade de Educação da UFRJ; Luís Dorvillé, da Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); Marcos Corrêa, do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ).