CFP e Coordenações de Extensão da UFRJ ampliam parceria institucional para atuar nas escolas

Imagem: Revista Arco/UFSM

A Comissão de Articulação do Complexo de Formação de Professores (CFP) promoveu reuniões, na segunda quinzena de junho, com coordenadores de extensão da UFRJ.

O objetivo dos encontros foi ampliar a atuação do CFP junto às escolas públicas parceiras por meio de projetos conduzidos pela Universidade na área da extensão.

Nas conversas, as coordenações se mostraram bastante interessadas na parceria com o Complexo como forma de expandir as suas ações e fortalecer o elo entre a universidade e a escola pública.

Temas demandados por docentes da rede

A equipe da articulação identificou demandas de escolas em temas abordadas em pelo menos dois projetos. Um deles é o “Tá” Ligado? Minha Câmera na Mão e uma Ideia na Cabeça” , que trata da linguagem audiovisual e é coordenado pela professora Andréa Nascimento, do Laboratório de Produção Multimídia (LPM/Coppe). O outro projeto é o "Contribuindo para o Futuro Juvenil: Inclusão dos Adolescentes na Discussão sobre Saúde e seus Direitos", liderado pela professora Flávia Pacheco, da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN/UFRJ).

Acervo científico do CCS na escola

A Comissão de Articulação também fez uma reunião virtual com Áurea Ferreira Chagas, Técnica em Restauração da Decania do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRJ).

A profissional manifestou o desejo de articular com escolas parceiras do CFP os dois projetos de extensão que coordena: “Quem é Você? Patrimônio e Identidade” e “Divulgação dos Acervos do Centro de Ciências da Saúde como Estratégia de Preservação da Memória Institucional”. A ideia é levar o acervo científico para as escolas e convidá-las para visitas ao CCS.

Também foi discutida, no encontro, a possibilidade de compartilhar a criação de novos projetos sobre identidade envolvendo professores e estudantes da educação básica.