Novo regimento do Complexo reforça compromisso da UFRJ com formação de professores

O Conselho Universitário (Consuni) da UFRJ aprovou por unanimidade, em sessão plenária realizada em 14/09, o novo Regimento Interno do Complexo de Formação de Professores (CFP).

Considerado hoje uma referência regional e nacional no campo da formação docente, o CFP teve a estrutura organizacional e as competências readequadas ao significativo peso acadêmico-institucional que alcançou desde a sua criação, na sessão do Consuni de 20 de dezembro de 2018.

Instância da estrutura média da Universidade – ao lado do Fórum de Ciência e Cultura e dos Centros Universitários, por exemplo – a função primordial do CFP é articular as unidades da UFRJ que atuam no campo da formação de professores e da educação básica e as redes de ensino públicas municipais, estadual e federal.

A Resolução 233/2023, de 18 de setembro, que instituiu o novo regimento do Complexo, já está em vigor e substitui a Resolução 20/2018.

Reitor exalta papel do Complexo

Durante a sessão, o reitor da UFRJ, Roberto Medronho, lembrou que o Complexo foi criado na gestão do reitor Roberto Leher e da vice-reitora Denise Lopez Nascimento e se consolidou na gestão que a sucedeu, liderada pela reitora Denise Pires e pelo vice-reitor Carlos Frederico.

Refletindo a expansão das suas atividades e atribuições, o novo regimento, para Medronho, dá substância a todo o trabalho desenvolvido pelo CFP nesses anos.

Ele informou que ocorreu recentemente, na Reitoria, uma expressiva reunião do Fórum Permanente do CFP, com representações da Secretaria Estadual de Educação, da Secretaria Municipal de Educação, do Colégio Pedro II, da Fiocruz, entre outras instituições.

“Foi uma reunião muito importante, com várias deliberações e encaminhamentos. Realmente, a UFRJ mais uma vez cumpre com excelência a sua função social em relação à formação de professores do nosso país”, asseverou.

Reconfiguração para novos tempos

Membro da Comissão de Legislação e Normas (CLN) e relator do processo junto ao Consuni, Vantuil Pereira realçou que as mudanças no organograma e no funcionamento administrativo do Complexo apontam para uma reconfiguração substantiva e global das suas atividades.

A exposição de motivos apresentada pelo CFP, segundo Vantuil, levou em conta a importância do Complexo no cenário político-educacional brasileiro atual, que se expressa pelo papel da docência na construção de uma sociedade democrática e pelo compromisso republicano da UFRJ com a escola pública.

O mesmo documento, acrescentou, menciona o fato de 28,5% do corpo estudantil da Universidade pertencerem às licenciaturas e sustenta que “investir institucionalmente no CFP significa investir em uma política estratégica da UFRJ”.

Vantuil assinalou, por fim, que a mudança do regimento do CFP visa o fortalecimento “dessa estrutura intermediária, tendo como consequência a valorização das licenciaturas existentes na UFRJ”.

A readequação da nova estrutura está prevista para ser feita em um prazo de 90 dias.

Diretora da FE ressalta compromisso com escola pública

Maria Muanis, diretora da Faculdade de Educação (FE) e integrante do CFP, ressaltou o importante passo dado pela UFRJ com a aprovação do novo regimento do Complexo.

A professora, que falou em nome do Complexo, elogiou o parecer da CLN e fez um agradecimento especial ao conselheiro Vantuil Pereira pelo reconhecimento da importância dessa reconfiguração para que o CFP possa avançar.

“Após anos de atuação e de caminhada, a gente constrói esse novo regimento. Ele tem como papel fortalecer e tornar mais robusta a atuação do Complexo, tendo em vista a valorização das nossas licenciaturas e o compromisso fundamental da Universidade com a escola pública laica e de qualidade”, ressaltou.

Maria Muanis disse, ainda, que a UFRJ precisa se comprometer o tempo inteiro com um pilar fundamental: a articulação entre a universidade pública e a escola pública, pensando fundamentalmente na formação inicial e continuada dos professores da rede pública do país.