Fórum valoriza docência e protagonismo de instituições públicas

Laura Alexandre

Realizada no dia 12 de setembro, a reunião de retomada do Fórum Permanente de Formação de Professores da UFRJ promoveu discussões e encaminhou decisões relevantes para as instituições que o constituem, e principalmente para a formação de futuros docentes.

A reunião definiu medidas importantes para o desdobramento das atividades do Fórum. Foi criado um “Google forms” para que todos os representantes das entidades presentes incluam o perfil de suas instituições, suas demandas e propostas.

Foi ajustada, também, a definição de dois representantes por instituição para acompanhar os trabalhos do Fórum, e, por último, a revisão do termo de referência e da minuta do convênio anterior. A próxima reunião ficou agendada para o próximo dia 24/10.

Reitor exalta integração com ensino básico

O reitor da Universidade, Roberto Medronho, iniciou o Fórum afirmando a relevância do encontro e citou o quão importante é a integração entre a UFRJ e a educação básica. Principalmente se relacionada ao desenvolvimento de políticas de formação e de aproximação com as escolas, o foco principal do Complexo de Formação de Professores (CFP) da UFRJ.

Maria Muanis, integrante do CFP e diretora da Faculdade de Educação (FE), ressaltou a importância do Fórum para o Complexo: “Ele é a instância máxima, responsável por garantir a articulação política e institucional desses vários Institutos, escolas e universidades”.

Segundo ela, o Complexo de Formação de Professores busca a valorização da docência, e cobiça um maior protagonismo das instituições públicas de ensino, seja ela do ensino superior ou básico.

O professor Joaquim Silva, também integrante do CFP, fez um apanhado histórico do processo de construção do CFP e da importância das ações conjuntas com as escolas públicas, enfatizando a criação de relações mais horizontais e de maior escuta das demandas de cada instituição.

Representatividade e participação docente

O Fórum Permanente contou com a presença de diversos representantes institucionais, entre os quais Myrian Medeiros, Subsecretária de Planejamento e Ações Estratégicas (SEEDUC-RJ); Carlos André, representante da Escola de Formação Paulo Freire, e também dos professores Walber Carvalho e Luiza Felipe, do Colégio Pedro II. Myrian e Carlos se mostraram dispostos a cooperar com o Fórum e fomentar a parceria com a UFRJ.

Os professores do Colégio Pedro II salientaram a necessidade de criar condições estruturais para a participação efetiva dos docentes nas ações de formação nas escolas, principalmente relacionadas aos estágios, em que as questões burocráticas dificultam o acesso de alunos de licenciatura.

Carmen Gabriel, coordenadora do CFP, enfatizou o valor que o Fórum possui para a articulação entre as universidades e as escolas, e como a criação desse ambiente irá beneficiar o Complexo e as instituições conveniadas a ele.

“Me parece que essa é uma iniciativa que vem para ficar. E o Complexo tem um papel importante nessa articulação, pois é um espaço de criação conjunta e de criatividade entre os coordenadores de licenciaturas e os demais profissionais do CFP”, completou.

Saiba mais sobre o Fórum Permanente aqui.


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