Boletim CFP (Agosto 2025)

Conferência da Cátedra Anísio Teixeira debate a laicidade (ou a falta dela) na escola pública

Giseli Barreto da Cruz, da Coordenação do CFP, e Luiz Antônio Cunha, conferencista do evento

A Cátedra Anísio Teixeira de Formação de Professores, vinculada ao CFP, promoveu em 23 de julho, na sede do Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE/UFRJ), no Flamengo, a Conferência Cultura, Conhecimento e Docência: Por uma Escola Laica.

Realizada por Luiz Antônio Cunha, professor titular da Faculdade de Educação (FE) da UFRJ, a palestra faz parte da programação deste ano da cátedra, focada em debates e pesquisas sobre iniciativas e ações formativas que adensem a produção de conhecimento vinculada à formação docente.

Ao abrir o evento, a coordenadora adjunta de Ações de Formação e Pesquisa do CFP, Giseli Barreto da Cruz, assinalou que o debate sobre formação de professores não acontece dissociado de outros temas que afetam a sociedade, a educação e o conceito de comum e de público.

Coordenadora acadêmica da Cátedra Anísio Teixeira, Giseli lembrou que o conferencista tem dedicado seus estudos e pesquisas, nos últimos anos, aos avanços e recuos da laicidade do Estado, especialmente no campo da educação pública.

Logo no início de sua fala, Luiz Antônio Cunha disse que faria uma apresentação “com dados objetivos que mostrem o estado atual da laicidade, melhor dizendo, da falta dela no âmbito da educação pública”. Assista aqui a conferência do pesquisador e professor da FE/UFRJ.

Início de jornada: CFP participa de acolhimento de calouros de licenciaturas

Calouros de Química participaram de uma atividade de extensão no ProEJA do Colégio Pedro II, no Centro, com o professor Joaquim da Silva, da coordenação do CFP

O Complexo de Formação de Professores organizou um amplo programa de acolhimento dos calouros do semestre, em parceria com as direções dos centros e unidades da UFRJ que possuem licenciaturas.

A coordenação do CFP esteve presente – e continuará cumprindo agenda neste mês – em cerimônias de recepção aos novos estudantes de cursos como Química, Física, Música, Dança, Letras, Biologia, História, Artes Visuais, Expressão Gráfica, entre outros. Reuniões com representantes de Centros Acadêmicos (CAs) de licenciaturas também estão sendo agendadas.

Os calouros de Química, por exemplo, além de receberem material informativo sobre o papel e a importância do CFP durante o acolhimento, participaram de uma atividade de extensão no ProEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) do Colégio Pedro II, no Centro.

“Foi emocionante ver como eles ficaram felizes de ter essa interação com a escola, especialmente com os alunos da EJA. A fala do professor da escola e do coordenador do ProEJA também foi muito impactante para eles. Tenho certeza que levarão essa experiência no coração”, enfatizou Joaquim da Silva, da coordenação do CFP.

A fim de reforçar a importância das disciplinas pedagógicas na formação docente, o Complexo também participou de uma atividade da Semana da Pedagogia, organizada pelo curso de Pedagogia, em 13/08, às 9h, no Salão Leopoldo Miguez, na Escola de Música, rua do Passeio, 98 – Centro.

Festival do Conhecimento: CFP promove debate sobre práticas escolares em educação ambiental e oficina para discutir integração do tema aos currículos

CFP debaterá os desafios da criação e do desenvolvimento de ações educativas que semeiem modos de vida sustentáveis

Re-Amazonizar o Brasil. Este será o tema da 5ª edição do Festival do Conhecimento da UFRJ, que ocorrerá nos dias 4 e 5 de setembro, no Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE/UFRJ), no Flamengo.

O Complexo promoverá importantes atividades em dois eixos temáticos durante o festival, que é aberto à comunidade acadêmica e terá programação presencial e virtual.

Uma das ações do CFP será a promoção do debate virtual Práticas Escolares em Educação Ambiental, que reunirá professores da educação básica e da universidade para discutir os desafios da criação e do desenvolvimento de ações educativas que semeiem modos de vida sustentáveis.

Estão confirmados os seguintes debatedores: Natália Tavares Rios Ramiarina (CAp/UFRJ); Juliana Oliveira (E.M. Pará/SME-RJ); Juliana Marsico Correia da Silva (FE/UFRJ); Mediadora: Maria Margarida Pereira de Lima Gomes (CFP – FE / UFRJ)

Outra atividade será a oficina Que Caiam Todas as Fronteiras, que buscará a construção coletiva de propostas que integrem as questões ambientais aos currículos escolares, a partir de abordagens que rompam com dicotomias como natureza/cultura e ser humano/meio ambiente. Esta oficina será conduzida pelas professoras Emanuelle Tavares Barreto dos Reis (mestra em educação pela UFRJ) e Luisa da Fonseca Tavares (doutoranda do PPGE-FE / UFRJ).

O limite de vagas é de 30 pessoas e as opções de datas para a realização da atividade são os dias 4 ou 5 de setembro, às 16h.

Complexo participa de 1º Simpósio SER — Sustentabilidade e Educação Regenerativa da UFRJ.

Complexo participará da mesa que debaterá avanços teóricos e experiências no campo da Ambientalização Curricular

Nos dias 2 e 3 de setembro, acontece o primeiro encontro da UFRJ dedicado à construção coletiva de uma universidade mais sustentável, ética e regenerativa.

O 1º Simpósio SER reunirá especialistas, pesquisadores, gestores e estudantes, com uma proposta de promover o diálogo e trocar experiências e ideias sobre o eixo temático do evento.

A professora Margarida Gomes, integrante da Coordenação do CFP e professora da Faculdade de Educação (FE/UFRJ), participará da mesa Diálogos Sustentáveis – Desafios à Ambientalização Curricular e de Pesquisa: Avanços Teóricos e Experiências no Ensino Superior, que ocorrerá no dia 2/9, às 14h.

Com programação que inclui keynotes, mesas temáticas, intervenções artísticas e momentos de troca, o simpósio tem inscrições gratuitas e vagas de acordo com a disponibilidade.

Projeto de extensão Capim Limão: intercâmbio de práticas e saberes agroecológico entre escola e universidade

A atividade formativa do Complexo aconteceu na escola municipal Tenente General Napion, em Ramos.

Em parceria com o projeto de extensão Capim Limão, da UFRJ, o Complexo de Formação de Professores realizou, em 12 de agosto, uma atividade formativa na escola municipal Tenente General Napion.

A ação buscou auxiliar a construção de um pomar e o cultivo de algumas plantas alimentícias nos espaços disponíveis da escola, uma das 12 unidades que integram o Casa Comum, convênio do CFP com a SME/RJ que prevê diversificado conjunto de atividades formativas em escolas da rede básica.

Participaram da ação as três turmas do 4º ano e seus respectivos professores, que atuaram no plantio e cuidado do pomar e da horta. A atividade contou ainda com diálogos sobre questões relacionadas à educação ambiental, à agroecologia e à sustentabilidade.

O objetivo foi sensibilizar as comunidades sobre problemas socioambientais atuais e, por meio de práticas agroecológicas, promover uma melhoria no bem-estar da população.

Setor de Comunicação do Complexo de Formação de Professores da UFRJ
Edição: Coryntho Baldez / Projeto gráfico: Daniel Gallo