Parceria do CFP com projeto Mitologando impulsiona ações em escolas

Por Laura Alexandre

Foto Renata Pinheiro

Em uma de suas iniciativas mais frutíferas, o Complexo de Formação de Professores (CFP) estabeleceu uma parceria com o projeto de extensão Mitologando, da Faculdade de Letras (FE/UFRJ), para promover ações formativas em escolas da rede pública da cidade do Rio de Janeiro.

O Mitologando começou em 2016 como uma experiência de pesquisa da professora Katia Teonia, do Departamento de Letras Clássicas, e se transformou em projeto de extensão em 2019. Nesse mesmo ano, o CFP deu início à parceria desenvolvendo ações junto a algumas unidades da rede municipal, como a escola Bolívar, no Engenho de Dentro.

“Trabalho do Complexo potencializa as ações formativas”

No final do ano passado, a ação ocorreu na Escola Municipal Tenente Antônio João, na Cidade Universitária. Tanto para a Katia Teonia, coordenadora do projeto, quanto para as educadoras das escolas envolvidas nele, o trabalho do Complexo é fundamental para aumentar a visibilidade do trabalho de extensão e potencializar o diálogo e as ações formativas junto às escolas de ensino básico.

Os alunos têm recebido muito bem tanto as atividades internas quanto as atividades externas realizadas pelo Mitologando. O olhar da universidade pública para essas escolas tem auxiliado e somado com o que os professores ensinam dentro e fora da sala de aula.

Katia Teonia explicou a importância da ação conjunta com o CFP para a formação docente no espaço escolar: “Eu diria que esse trabalho de articulação que a gente tem a partir do Complexo é fundamental. Ter a existência dessa instância média, que é o Complexo de Formação de Professores, fortalece o nosso trabalho como uma política pública de parceria com as escolas”.

Educadoras e estudantes abraçam o projeto

A diretora da escola municipal Tenente Antônio João, Francileide Mannarino, ressaltou o quanto é importante o olhar da universidade para o ensino público básico: “O olhar da universidade é diferenciado, só vem a somar com o que a professora faz em sala de aula."

Ela afirmou, ainda, que o projeto foi “trabalhado com a turma do 6° ano, que correspondeu muito bem, até mais do que o esperado. Descobrimos que eles são muito curiosos em relação à mitologia grega. E o Mitologando veio para acrescentar mais um tipo de literatura nas aulas, além da africana e a indígena”.

A professora Priscila Augusta, que participou do projeto, enfatizou que todas as atividades que o Mitologando levou para a escola foram “super exitosas”. Segundo ela, os alunos tiveram uma participação intensa durante as atividades.

Priscila destacou, ainda, a necessidade dessas ações dentro das escolas públicas: “A escola pública precisa receber cada vez mais esses ensinamentos e esses conhecimentos e a academia também precisa conhecer o que acontece nas nossas escolas”.

Tanto Francileide quanto Priscila destacaram o trabalho do Complexo como fundamental para potencializar de maneira mais institucional as ações e as parcerias com as escolas de ensino básico.

Foto acervo do projeto Mitologando

Mitologando: o objetivo do projeto

O principal objetivo do projeto de extensão Mitologando, desde o início, foi difundir e ampliar os conhecimentos sobre a antiguidade clássica, especificamente a literatura e a mitologia greco-romanas.

O projeto busca explorar o imaginário de crianças e jovens e ampliar seu olhar sobre o mundo antigo. Apresenta a literatura clássica e sua cultura a partir de textos fundamentais, como a Ilíada, Odisseia, Teogonia, Metamorfoses e Eneida.

O Mitologando conta com 22 participantes. Além da coordenadora Katia Teonia, são sete colaboradoras e 14 estudantes extensionistas.

Veja o vídeo que o Complexo produziu sobre a ação realizada na escola Tenente Antônio João.