| I Simpósio de Estágio Supervisionado e Práticas de Ensino 2026 terá conferência de diretora de Educação Básica da Capes, mesas-redondas e atividades culturais | |
Encontro definiu a programação do simpósio e os eixos temáticos para a submissão de trabalhos |
O comitê organizador do I Simpósio de Estágio Supervisionado e Práticas de Ensino abriu oficialmente os trabalhos de planejamento e organização do evento em encontro na Praia Vermelha, em 07/10, que contou com representação do Complexo, da Faculdade de Educação (FE/UFRJ), do Colégio de Aplicação (CAp/UFRJ) e de licenciaturas da Universidade. A reunião definiu a rica e ampla programação do simpósio – previsto para ocorrer de 3 a 5 de março de 2026 –, que contará com rodas de conversa, atividades culturais, mesas-redondas e encontro de professores, orientadores e supervisores de estágio, além de apresentação de trabalhos acadêmicos. A conferência de abertura, intitulada Estágio Supervisionado e Práticas de Ensino: Caminhos na Construção de um Comum na Formação Docente, será ministrada por Márcia Serra Ferreira, diretora de Formação de Professores da Educação Básica da Capes, com mediação da professora Cassandra Pontes da Silva, do Cap/UFRJ. Os eixos temáticos para a submissão de trabalhos também foram definidos: Estágio e Práticas de Ensino: por uma formação de professores comprometida com a equidade e a valorização da diversidade; Parceria Universidade-Escola: cultura, conhecimento e docência; Experiências formativas insurgentes nos estágios supervisionados: uma imersão na cultura escolar; As Práticas de Ensino e o Estágio Supervisionado: a formação docente inclusiva em destaque; e Linguagens, diversidade e subjetividade na formação de professores. Com organização conjunta do CFP e da FE/UFRJ, o evento – com inscrições de 10/11/25 a 20/02/26 – pretende ser um espaço para propor e compartilhar ações de formação de professores que articulem ensino, pesquisa e extensão em torno do estágio supervisionado e das práticas de ensino, no âmbito dos cursos de licenciatura. A coordenação-geral do simpósio está a cargo de Giseli Barreto da Cruz, da Coordenação do Complexo, e Priscila Rodrigues, coordenadora de Estágio Supervisionado da FE/UFRJ. Aguarde mais informações sobre o simpósio em nosso site e redes sociais. |
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| Casa Comum: CFP debate projeto formativo para professores iniciantes em escola de Pedra de Guaratiba | |
Reunião na escola Rivadávia Manoel Pinto: projeto será desenvolvido a partir das demandas dos professores |
O CFP promoveu uma roda de conversa no âmbito do projeto Casa Comum com professores e gestores da escola municipal Rivadávia Manoel Pinto, na Pedra de Guaratiba, em 22 de setembro. No encontro, foi discutida a implementação na unidade do projeto pesquisa-formação para professores iniciantes, vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (Geped) da Faculdade de Educação (FE/UFRJ). Participaram do encontro Giseli Barreto da Cruz, coordenadora do Geped e integrante da coordenação do CFP; Letícia Guarisa, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ e componente do Geped; e Sílvia Ferreira, que integra o Setor de Articulação com Escolas da Educação Básica do Complexo. Segundo Giseli, a ideia é desenvolver uma formação não para a escola e nem para os professores, mas com eles, a partir das suas demandas, e tendo a metodologia da produção de narrativas autobiográficas como dispositivo da investigação. As atividades do projeto vão se desenrolar em torno de três necessidades formativas identificas pelos próprios profissionais da escola: alfabetização; educação especial em perspectiva inclusiva; e novas tecnologias no ensino-aprendizagem. De acordo com o planejamento, os encontros formativos ocorrerão no decorrer de 2026, tanto na escola como na universidade, e também em formato híbrido. A ideia é que “professores e pesquisadores atuem juntos como pesquisadores da própria prática e, nesse movimento, construam o seu ethos docente”, enfatizou a coordenadora do Geped/UFRJ. |
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| Ligando Aprendizados: O diário de campo como ferramenta de formação docente | |
Os extensionistas do projeto relataram as suas vivências e como transformaram desafios em aprendizado |
O Complexo participou da 14ª SIAC 2025 (Semana de Integração Acadêmica da UFRJ) com a apresentação, em 23/09, da pesquisa O Registro de Experiências em Diários de Campo Como Ferramenta Pedagógica, vinculada ao projeto de extensão do CFP Ligando Aprendizados, cujo foco é reduzir a evasão e a reprovação escolar no ensino fundamental. Apresentada pelos extensionistas Lettycia Costa e Fabiano Lima, com orientação de Cláudia Iglesias, que coordena o Ligando Aprendizados, a pesquisa mostrou que o diário de campo é uma ferramenta significativa para a formação docente, pois possibilita o desenvolvimento de uma postura crítica, a sistematização de experiências e a articulação entre teoria e prática. Ao refletirem sobre as suas vivências, os extensionistas relataram que puderam transformar desafios em aprendizado e fortalecer sua capacidade de lidar com diferentes contextos escolares. Segundo eles, o estudo concluiu que o uso do diário de campo não apenas enriquece a prática pedagógica, mas também contribui para a construção de saberes mais consistentes e para a formação de professores mais reflexivos e preparados para a realidade educacional. |
Setor de Comunicação do Complexo de Formação de Professores da UFRJ Edição: Coryntho Baldez / Projeto gráfico: Daniel Gallo |
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