ProfSou

Com uma nova identidade visual, a campanha #ProfSou nasce com o intuito de promover a identidade docente, mostrando a importância da figura do professor nos tempos atuais, entendendo a docência como uma profissão fundamental para o desenvolvimento de qualquer sociedade, uma profissão que precisa ser reconhecida, valorizada e respeitada como tal. Em tempos obscuros, onde uma onda de negacionismo e precarização de trabalhadores parece procurar espaços, ser professor além de tudo é um movimento de resistência. Valorizar a profissão docente é além de tudo, reconhecer o professor da educação básica como sujeito fundamental na construção formativa. A campanha trabalha as suas ações, pautadas em três eixos:

  • Valorização da profissão docente
  • A visibilização e a valorização da formação de professores na Ufrj
  • Valorização da parceria na relação da Ufrj com as escolas públicas e também com outras instituições de ensino que fazem parte da rede do Complexo de Formação de Professores
  • Porque Profsou?

    Transmite a ideia de pertencimento, do orgulho em “ser”, traz a valorização da profissão e a não classificação de um gênero no seu tratamento.

    Homenagem de Paulo Freire aos professores

    Sou professor, a favor da decência contra o despudor. A favor da liberdade contra o autoritarismo

    Da autoridade contra a licenciosidade, da democracia contra a ditadura de direita ou esquerda Sou professor, a favor da luta constante, contra qualquer forma de discriminação, contra a dominação econômica dos indivíduos ou das classes sociais.

    Sou professor contra a ordem capitalista vigente que inventou essa aberração, a miséria na fartura. Sou professor, a favor da esperança que me anima apesar de tudo

    Sou professor, contra o desengano que me consome e me imobiliza.

    Sou professor a favor da boniteza da minha própria prática e boniteza que dela some se não cuido do saber que devo ensinar, se não brigo por este saber, se não luto pelas condições materiais necessárias. Sem as quais, o meu corpo descuidado corre o risco de se amofinar e já não ser testemunho ao que deve ser.

    De lutador pertinaz que cansa mais não desiste! Sou professor #PROFSOU