Professores da Universidade de Bordeaux visitam Faculdade de Educação e elogiam modelo do CFP
Por Coryntho Baldez
Foto: Delegação de professores franceses foi recebida na sede do Complexo, localizada no prédio da Reitoria, na Cidade Universitária. (Foto: Daniel Gallo)
A Faculdade de Educação (FE/UFRJ) recebeu, em novembro, um grupo de professores da Faculdade de Ciências da Educação e da Formação, da Universidade de Bordeaux, e um professor da Universidade de Estrasburgo.
Do dia 4 ao 9, os docentes participaram do III Seminário de Poéticas e Políticas da Pesquisa em Educação, organizado pelo Laboratório de Estudos Queers em Educação (LEQUE), da FE/UFRJ, que aconteceu no campus da Praia Vermelha.
No dia 10, segundo a professora associada da FE/UFRJ, Silvia Soter, foram organizadas rodas de conversa sobre as pesquisas e práticas dos docentes da Faculdade de Educação com os pesquisadores franceses.
“Foi a ocasião de conhecermos mais a fundo o trabalho que realizam no Laboratório Culturas e Difusão de Saberes, da Universidade de Bordeaux, e apresentar as nossas investigações, com o objetivo de identificarmos interesses em comum para pensarmos em parcerias futuras”, sublinhou.
“Desenho institucional do Complexo é inspirador”
Na terça-feira, dia 11 de novembro, o grupo foi recebido pelo Complexo de Formação de Professores. Na ocasião, a coordenadora geral do CFP, Carmen Gabriel, fez uma apresentação sobre o desenho institucional, a organização acadêmico-administrativa e os princípios norteadores do Complexo.
Os pesquisadores franceses avaliaram que os modelos brasileiro e francês de formação de professores são distintos. Contudo, consideraram o desenho institucional do CFP “muito valioso e inspirador para pensar futuras reformas do modelo francês”, de acordo com Silvia Soter, que os acompanhou durante a visita à sede do Complexo, no prédio da Reitoria, na Cidade Universitária.
Foi a primeira visita de uma delegação da Universidade de Bordeaux para conhecer o trabalho desenvolvido na Faculdade de Educação da UFRJ e pelo CFP. “Acredito que, a partir desta experiência, será possível estreitar ações de parceria entre as universidades”, completou Soter.
A delegação francesa foi composta pelos seguintes professores e professoras: Marie-Pierre Chopin; Pierre Mazet; Julie Pinsolle; e Lise Saladain, da Universidade de Boardeaux; e Jérémy Sinigaglia, da Universidade de Estrasburgo.
