Sensibilização pedagógica em tempos de pandemia: estratégias para “afetar” o estudante

Periódico do Colégio de Aplicação (CAp/UFRJ), a Revista Perspectivas em Educação Básica publicou, em sua última edição (V.4 / Março), o artigo “Tempos inéditos – uma roda de conversa pela valorização do esforço docente”.

As autoras relatam, no texto, a “profunda necessidade” que sentiram “de atender à chamada” para a construção de uma roda de conversa virtual sobre educação básica, feita pelo Complexo de Formação de Professores (CFP), no âmbito do projeto “Em Tempos Inéditos”. O artigo retrata e sistematiza o rico debate produzido no transcurso da conversa.

O tema da roda foi “Sensibilização Pedagógica em Tempos de Pandemia”. E mostrou como os professores têm buscado inspirar – ou “atingir/afetar”, como diz o artigo – os estudantes durante o período de distanciamento social e quais estratégias têm utilizado para isso.

As autoras são Débora da Silva dos Santos, mestra em Educação pela PUC-Rio e docente na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro; Clarisse Duarte Cancela, doutora em educação pela PUC-Rio e professora na rede municipal da cidade de Taubaté/SP; e Viviane Balzi Santos, mestranda do Profletras/UFRJ e docente da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro.