CFP promove palestra sobre profissão docente para professores da rede municipal

O catedrático e reitor honorário da Universidade de Lisboa, Antônio Nóvoa, fez uma palestra sobre Profissão Docente, no dia 18 de novembro, para cerca de 80 professores formadores da rede municipal do Rio de Janeiro.

Realizado pelo Complexo de Formação de Professores (CFP), em parceria com a Escola de Formação Paulo Freire, o evento ocorreu no auditório do Liceu Franco-Brasileiro, em Laranjeiras.

Nóvoa criticou a concepção disseminada em alguns espaços educacionais de que o professor é um gestor, colaborador ou facilitador do processo de aprendizagem, entre outras supostas atribuições.

Para ele, por mais que pareça óbvio, é preciso sempre reafirmar a “profissionalidade” do docente, que vem sendo corroída especialmente pela chamada “indústria da educação”.

Constituída por professoras e professoras do município que promovem atividades de formação junto ao conjunto de docentes da rede, a plateia interagiu com diversas perguntas ao final da palestra.

Estudioso da História da Educação, o professor português divide hoje a responsabilidade de coordenar a Cátedra Anísio Teixeira de Formação de Professores da UFRJ, criada recentemente, com a coordenadora do Comitê Executivo do CFP, Carmen Gabriel.