Boletim CFP (Setembro 2025)

Programa federal aprova verba de R$ 9 milhões para UFRJ montar espaços de inovação em 90 escolas públicas

O projeto busca transformar a educação básica por meio da promoção de um futuro digital e científico inclusivo

O projeto submetido pela UFRJ para a Chamada Pública do Programa Mais Ciência na Escola, capitaneado pelo Complexo de Formação de Professores (CFP), teve seu financiamento aprovado e o termo de outorga deve ser assinado em outubro.

A UFRJ terá R$ 9 milhões para montar laboratórios maker (espaços de prototipagem e inovação para ideias e projetos) em 90 escolas públicas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e pagar bolsas para alunos e professores das escolas e estudantes das Instituições de Ensino Superior participantes – serão 90 bolsas de extensão por 12 meses.

Resultado da cooperação entre os ministérios da Educação (MEC) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com execução do CNPq, o projeto busca transformar a educação básica por meio da promoção de um futuro digital e científico inclusivo e inovador para todos os estudantes, no âmbito da educação integral.

A iniciativa conta com as parcerias externas do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) e do Colégio Pedro II, e com parcerias internas da Superintendência Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Acessibilidade (SGAADA), da Pró-reitoria de Graduação (PR1) e da Pró-reitoria de Extensão (PR-5).

Mais informações na matéria publicada em nosso site.

Complexo participa de projeto para realizar oficinas de Matemática no CREJA

Reunião realizada no CREJA com professores e integrantes de grupos de pesquisa para elaborar o projeto

O Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos do Rio de Janeiro (CREJA) elaborou um projeto na área de ensino de Matemática que prevê a realização de oficinas com o objetivo de reparar a relação de exclusão que muitos educandos têm com essa área de ensino.

Desenvolvida em parceria com o CFP, o Instituto de Matemática (IM-UFRJ) e o Colégio de Aplicação (CAp/UFRJ), a ação formativa busca trabalhar com a valorização das diferenças em uma perspectiva inclusiva e será implementada no contraturno do horário escolar.

Em 22 agosto, foi realizada uma reunião com os professores da unidade e integrantes de grupos de pesquisa na área de ensino de matemática para a elaboração da proposta (foto) e, na próxima semana, começam as oficinas com os estudantes do CREJA conduzidas por pós-graduandos da UFRJ. O tema da primeira delas será Matemática Financeira.

A atividade formativa no CREJA está sendo coordenada pelos professores Agnaldo Esquincalha, do IM-UFRJ, e Cleber Dias da Costa Neto, do CAp/UFRJ.

O Futuro da Formação Docente: Cátedra Anísio Teixeira debate conhecimento e sujeitos na relação entre universidade e escola básica

Carmen Gabriel, coordenadora do CFP; Giseli Barreto da Cruz, coordenadora acadêmica da cátedra; e Ana Maria Monteiro, professora titular da FE/UFRJ e palestrante.

A Cátedra Anísio Teixeira de Formação de Professores do CFP promoveu, em 10 de setembro, na sede do Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE/UFRJ), no Flamengo, a Conferência Conhecimento, Interculturalidade e Sujeitos na Articulação Universidade e Escola Básica: O futuro da Formação Docente.

A exposição, feita pela professora titular da Faculdade de Educação (FE), Ana Maria Monteiro, integra uma programação de debates com o objetivo de produzir conhecimento e debater temas de grande relevância educacional, social e cultural no campo da formação de professores.

Na abertura, a coordenadora acadêmica da cátedra, Giseli Barreto da Cruz, ressaltou que, no decorrer deste ano, houve uma “série de encontros mensais com pesquisadores e professores formadores, que colaboram conosco no nosso processo de reflexão acerca de temas que se relacionam com a formação docente na contemporaneidade”.

Integrante do Conselho Consultivo da cátedra, Ana Maria Monteiro frisou, no início, que o tema da exposição era bastante ambicioso, mas apontou a urgência de pensá-lo com aportes teóricos que contribuam, de fato, para compreender os desafios da relação entre universidade e escola e da profissão docente no futuro.

Assista aqui a íntegra da palestra.

CFP faz primeiro encontro formativo na escola Zumbi dos Palmares em parceria com a Superintendência de Ações Afirmativas da UFRJ

Primeiro encontro formativo na escola municipal Zumbi dos Palmares debateu conceitos relativos à comunidade LBGTQIA+

O Complexo de Formação de Professores (CFP) realizou na escola municipal Zumbi dos Palmares, em Acari, as primeiras ações formativas em parceria com a Superintendência Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Acessibilidade (SGAADA) da UFRJ.

No dia 1 de setembro, o tema abordado junto aos professores abrangeu conceitos relacionados à comunidade LBGTQIA+ e uma reflexão sobre as questões de gênero e sexualidade dentro do espaço escolar.

Outra atividade formativa do CFP e da SGAADA realizada na Zumbi dos Palmares, em 15 deste mês, abordou o tema da acessibilidade.

Complexo organiza Simpósio de Estágio Supervisionado e Práticas de Ensino para 2026

Simpósio de Estágio Supervisionado e Práticas de Ensino contará com participação da comunidade acadêmica. Foto: Divulgação Prefeitura/RJ

Será realizado, de 3 a 5 de março de 2026, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Simpósio de Estágio Supervisionado e Práticas de Ensino (Sespe), sob a coordenação conjunta do Complexo de Formação de Professores (CFP) e da Faculdade de Educação (FE).

O evento busca ser um espaço para problematizar, propor e compartilhar ações de formação de professores que articulem ensino, pesquisa e extensão em torno do estágio supervisionado e das práticas de ensino, no âmbito dos cursos de licenciatura.

Em fase inicial de organização, o simpósio contará com a participação da comunidade acadêmica vinculada à formação de professores em seu Comitê Científico.

Setor de Comunicação do Complexo de Formação de Professores da UFRJ
Edição: Coryntho Baldez / Projeto gráfico: Daniel Gallo