UFRJ é a melhor universidade federal do país pela sétima vez, aponta CWUR

Por Assessoria de Imprensa da Reitoria da UFRJ

Dados divulgados na segunda-feira, 8/6, apontam que a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é a melhor universidade federal do Brasil pela sétima vez consecutiva, ou seja, desde o início da aplicação da avaliação no mundo. A pesquisa foi feita pelo Center for World University Rankings (CWUR), dos Emirados Árabes, para o World University Rankings 2020-21, que, dentre 20 mil universidades avaliadas em todo o mundo, classificou 2 mil instituições. A UFRJ figurou no 356º lugar. Em 2019 ocupou a 349ª colocação.

Com 75,9 pontos no ranking, um décimo a menos que na edição passada da pesquisa, a UFRJ ficou em segundo lugar no Brasil no quesito “qualidade de ensino”, atrás apenas do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Além disso, figurou na terceira posição geral no país. Em primeiro e segundo lugares ficaram duas estaduais: respectivamente, Universidade de São Paulo (USP), com 81,7 pontos, e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com 76 pontos.

Das mais de 2.500 instituições de ensino superior brasileiras existentes, apenas 57 constam no top 2 mil mundial, sendo 54 públicas. Além da UFRJ, USP e Unicamp, figuram no top 10 Brasil: Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).

fonte: CWUR/World University Rankings 2020-21