Fórum virtual busca ampliar debate sobre temas das lives

Texto: Vivyane Caldeira

Para manter o diálogo entre a Universidade e a Escola Básica nesses tempos de isolamento social, o Complexo de Formação de Professores da UFRJ criou o projeto Em Tempos Inéditos, com várias ações virtuais. Uma delas é o Fórum, um ambiente de discussões para aprofundar as questões levantadas pelas lives - outra ação virtual do projeto - feitas semanalmente.

Todas as segundas-feiras à tarde, na página oficial do Complexo de Formação de Professores no Facebook, esse espaço de debate democrático é aberto com um breve vídeo referente ao debate online feito na semana anterior.

‘A proposta é de uma conversa onde todos possam contribuir de forma horizontal, além de ser uma forma de fazer com que os pensamentos e apontamentos que surgiram não se percam”, afirma Edson Diniz, técnico em assuntos educacionais da UFRJ e coordenador do Fórum.

“Educação como ato coletivo”

Na última segunda-feira (15/06), para aprofundar a conversa que aconteceu na quinta-feira (11/06) com as professoras Giseli Barreto Cruz (UFRJ) e Maria de la Luz Amaga (Unam), foi publicado o vídeo do Fórum. As duas convidadas puderam construir um diálogo único ao trazer olhares de realidades diferentes, mas tratando sobre a mesma questão: Ser e tornar-se docente hoje.

Alguns comentários na última live reafirmaram a importância desse espaço de diálogo e mostraram a infinitude de reflexões que o tema traz. Cristina Miranda, por exemplo, frisou a importância da “educação como ato coletivo”, acrescentando que “é uma chave importante para pensar a resistência e a luta”.

Já Priscila Basílio frisou ser “fundamental que façamos referência ao cenário no qual a proposta de diretrizes para formação inicial e continuada surge e ganha espaço nesse momento”.

O projeto Em Tempos Inéditos conta justamente com participações como essas para poder enriquecer a discussão sobre a formação docente nesse momento singular em que vivemos.

Toda quinta-feira, às 17h, acontece o debate que você pode acompanhar nas páginas oficiais do Complexo de Formação de Professores no Youtube e Facebook. Não deixe de registrar suas questões e reflexões para participar do espaço de debate na próxima segunda à tarde.